sexta-feira, 29 de maio de 2009

Saramago em posts. Eça em audiolivro.

Se conduzir, leia.

A Editora 101 Noites tem já publicados vários audiolivros na colecção “Livros Para Ouvir”. Na última vez que me cruzei com eles na livraria reparei no autocolante que um deles ostentava: "Se conduzir, leia". Tem uma certa graça, pois eu que comprei o livro do blogue do Saramago, por amor aos livros, também comprei dois audiolivros para nós os quatro, pelo mesmo amor aos livros. É que enquanto conduzimos podemos, é verdade, ouvir alguém ler-nos um livro .


Nós, adultos, experimentámos o conto "Civilização", de Eça de Queirós. Curiosamente à discussão sobre este fantástico texto juntaram-se novas formas de o discutir: Gostaste da entoação? E da voz dele? A mim irrita-me um bocado. Mas é uma voz do teatro!




Para os miúdos comprámos "O Gigante Egoísta e Outros Contos" do Oscar Wilde, lidos por Rosa Lobato Faria. O jovem, que já tem idade para ouvir uma história de 11 ou até 20 minutos, confessou que a mãe lia melhor, mas gostou. Foi um regresso a casa diferente. Não percebeu bem alguns pormenores simbólicos das histórias, mas ainda assim gostou, insiste. Lá chegará um dia aos pormenores, quando algumas ideias fizerem mais sentido numa cabeça que ainda está a construir imagens do mundo. Até lá, vai-se divertindo e rindo no caminho para casa.


Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário