sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pennac e as Mágoas da Escola


"A verdade é que fui um mau aluno e que a minha mãe nunca se refez completamente desse desgosto. Hoje que a sua consciência de senhora muito idosa abandona os limites do presente e reflui lentamente para os longínquos arquipélagos da memória, os primeiros recifes que emergem recordam-lhe a inquietação que a devorou durante toda a minha escolaridade.

Pousa em mim um olhar inquieto e, lentamente:

- Que fazes na vida?

O meu futuro afigurou-se-lhe tão comprometido desde sempre que nunca acreditou muito no meu presente."

O escritor francês de sucesso Daniel Pennac confessa: foi mau aluno. Foi péssimo, se não era o último, era o penúltimo da sala, e a vida não lhe foi fácil, nem na escola, nem em casa. Em Mágoas da Escola, Pennac mistura recordações autobiográficas, reflexões pedagógicas - quer da sua experiência como estudante, quer como professor -, críticas ao sistema educativo e à instituição escola. Esta é uma leitura útil para professores, para pais e para aqueles que como ele foram maus alunos!

BW

1 comentário:

  1. A questão é que muitos miúdos com percurso como o de Pennac não encontram factores de protecção internos ou externos, por exemplo, alguém que queira espreitar para dentro deles e ajudá-los a ver o que lá se passa, de forma a contrariarem do destino.

    ResponderEliminar