segunda-feira, 11 de maio de 2009

Educar para a Matemática - A matemática tem de ser causadora de sofrimento?

"A matemática tem de ser causadora de sofrimento? Uma resposta comum actual é «não» - o problema reside no ensino. A opinião mais comum é que a maioria das crianças que não aprendem não são na realidade ensinadas. Mas não pode ser assim tão simples. Culpar os professores é demasiado simples e pouco razoável. (...) O principal problema no ensino da matemática reside na dificuldade de transmitir abstracções." Aritmética para Pais, p. 22



Educar em Português é também falar de Ciências, História, Matemática… Por isso aqui vai uma sugestão de leitura diferente das até agora habituais: Aritmética para Pais - um livro para adultos sobre a matemática das crianças. Já o temos cá em casa e já o começámos a ler. É um livro para educadores num sentido lato: professores, educadores, pais. Reforça a importância da magia da matemática; destaca a necessidade de se avançar por pequenos degraus e a forma como o conhecimento matemático se contrói por camadas, todas elas igualmente importantes; mostra como relacionar a matemática com a realidade das crianças; lembra a sua importância para todas as áreas do saber.


Cá em casa, a consciência de que nos temos de preparar e, por outro lado, o desejo que perceber como se constrói a Matemática na cabeça dos mais pequenos diz-nos que está na altura de apostar nesta leitura. Diz o povo, de pequenino se torce o pepino. Por isso, mãos à leitura.

Podemos ler a entrevista que a Bárbara fez a Ron Aharoni aqui.


Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário